segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscars 2012

E mais uma noite de óscares chegou ao fim e como não podia deixar de ser um olhar atento sobre alguns dos nomeados para a melhor "Makeup": 


1. Albert Nobbs : Gostei muito do modo como fizeram a sua caracterização de uma maneira geral. Deixo-vos aqui um pequeno video que retrata alguns passos deste processo e a opinião dos intervenientes no mesmo.


E aqui algumas fotos:




2. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2: O objectivo desta makeup era retratar as personagens do filme alguns anos mais velhas e o resultado foi este:


A mim parece-me um resultado interessante. Se calhar não tão apreciado por o objectivo não ser "deixar de parecer eles proprios", mas sim apenas dar-lhes um ar envelhecido. Há que ter em conta que a fantastica caracterização de Voldmort também foi tida em conta. Mesmo assim, continuo a arrepiar-me mais com as outras duas Makeups nomeadas.

3. The Iron Lady: Muito boa. Se não soubessemos que era a Meryl Streep por trás deste papel possivelmente só nos aperceberiamos de algumas semelhanças. Se bem que gostei tanto desta Makeup como a de Albert Nobbs. Era realmente uma escolha dificil...


 Qual o processo realizado para obter este "look"?


Aqui deixo-vos um excerto onde o maquiador responsável relata como trabalhou com a actriz de modo a obter o resultado final :

"There were two methods that Coulier and Helland could have used to transform Meryl Streep into Margaret Thatcher. The first — cover practically her entire face in latex prosthetics — makes no sense: Why prevent our greatest living actress from using her best tool, her face? “Meryl had very strong ideas about how much she wanted covering up [her face],” says Coulier, so quickly he and Helland settled on a second approach: “Just find elements of Margaret Thatcher, and keep prosthetics to a minimum so you can use the natural facial features.” To that end, they used only a simple nose piece for Thatcher’s younger years (as well as teeth inserts, of course). Creating the octogenarian Thatcher, however, was a trickier prospect.
Coulier first took a life-size casting of Streep’s face, and then sculpted the elderly Thatcher from it in plastiline clay (pictured, insert). He then began crafting thin latex prosthetics for Streep’s face, and a thick piece to capture Thatcher’s more fleshy neck. But pretty much everything from the eyes up was all Streep. “Margaret Thatcher had a much fuller face than Meryl,” says Coulier. “She’s got great cheek bones, and we wanted to get rid of that. [But] you get the real eyebrows, the real forehead, the real wrinkles under the eyes. And then matching in with prosthetics that we’d developed, with the teeth, the neck, and the nose — it fools the eye more, having something real and something fake mixed together.” Coulier has worked closely with other actors before on dramatic transformations — including Ralph Fiennes’ serpentine look for Voldemort in the Harry Potter films. But for The Iron Lady, he says, “it was a really, really close collaboration to try to get to the end result, which is why it works quite well.”

(in: http://insidemovies.ew.com/2012/02/24/the-iron-lady-makeup-oscars-behind-the-scenes/#more-63027)



And the Winner is: The Iron Lady!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Beauty Chronicles: 1 – A pele

Hoje dou início a um espaço que denomino por “Beauty Chronicles”. Um espaço que pretende abordar com pormenor  aspectos básicos na criação de uma maquiagem e que estão na base do seu sucesso, isto é, a obtenção na prática daquilo que realmente se deseja ver e que se quer que os outros vejam. Hoje em dia fala-se muito em Photoshop, e que se corrije tudo com Photoshop, e que muita da beleza da maquiagem está no Photoshop e “blablablá Wiskas Saquetas” (desculpem a expressão mas é a que para mim a que ilustra melhor as discussões que surgem em torno deste tema). A verdade é que sim, há efeitos únicos que se conseguem com esse programa, mas o que para mim conta mais é o dia a dia, aquilo que vemos no ” aqui e agora”, aquilo que a nossa imagem transmite. E isso pode ser conseguido com simples truques de Makeup, pois ninguém vai andar com um Photoshop em frente da cara pelas ruas certo?

A primeira cronica é sobre Os cuidados a ter com a pele. E dizem vocês: Lá vêm outra vez aqueles sermões sobre os cuidados a ter com a pele, ai que seca já sei tudo, nem vale ler mais a partir daqui. Estão no vosso direito, mas mesmo assim deixo-vos o desafio de lerem o post até ao fim. Toda a conversa desenvolvida tem por base vários livros de maquilhagem escritos por maquiadores profissionais internacionais e conhecidos no mundo da moda e do cinema. Não é nada tirado da minha cabeça e dito só porque me parece que sim.
Porquê esta conversa toda sobre a pele? Se calhar porque se repararem é sobre ela que tudo vai acontecer. E mais, é dela, e das suas características, que vai depender o modo como os produtos que aplicarem vão aparecer. Quanto melhor cuidada estiver a pele, melhor o produtos se vão interligar e ter um efeito homogéneo e harmonioso. Queiramos ou não uma base, corrector, pó, etc, aplicados sobre uma pele iluminada hidratada e bem cuidada não é o mesmo que numa pele desidratada, repleta de impureza e por ai fora.. Toda a maquilhagem aplicada sobre uma pele mal cuidada só vai ter o efeito oposto ao pretendido, isto é um efeito mais envelhecido, pesado, com pouca luz e vitalidade.

Assim surgem as 3 Regras de Ouro no cuidado à pele que devem ser realizadas 2 vezes por dia, ao acordar e antes de deitar: Lavar, Tonificar e Hidratar. E para quê perguntam vocês? A resposta é mais do que – para dar dinheirinho aos senhores das grandes marcas que fingem que inventam uns produtos para nos impingir.

A-     Lavar:  Esta etapa De manhã: tem como objectivo retirar possíveis vestígios de impurezas que tenham permanecido na pele, regular o seu pH antes da aplicação da maquiagem, retirar alguma do excesso de gordura ou suor produzidos durante a noite. E não, não é para lavar a cara com o sabonete vulgar de mãos que temos em casa ok? Existem sabonetes líquidos, em creme ou em espuma específicos para cada tipo e pele. Normalmente é recomendado um produto com pH neutro e uma formula adequada ao tipo de pele. Se não conhecem o vosso tipo de pele das duas 1: Vão a um dermatologista/profissional desta área e peçam que faça uma avaliação da vossa pele; 2 – Se quiserem que faça um post com dicas que permite identificar o vosso tipo de pele estão à vontade. Á noite: Consiste em desmaquilhar e retirar as impurezas que esta e os poluentes da atmosfera deixaram na vossa pele e que podem vir a obstruir os poros criando borbulhas, pontos negros ou acumulação de bactérias e infecções. Se não se desmaquilharem e lavarem a cara antes de dormir vão estar a dificultar o processo de renovação celular que ocorre durante o sono.
Alguns pontos a reter:

a)      Temperatura da àgua: Utilizar a àgua fria ou morna. Nunca quente pois destrói o manto hidrolipidico, protecção natural da pele, e provoca ressecamento da mesma.
b)      Se realizarem exercício físico de manhã: É apenas recomendado a lavagem da cara com sabonete apropriado e só depois do exercício relizar a técnica dos 3 passos: Lavar, Hidratar, Tonificar. Apenas é permitida a utilização de 1 rimel para melhorar o look. Mesmo o hidratante não é recomendado, só mesmo depois do exercício (suor + maquilhagem + hidratantes – principalmente se formulados com ácidos – podem irritar a pele ou causar alergias). Se praticarem exercício ao ar livre então temos: Lavagem + aplicação de protector solar!

B-      Tonificar: Para regular o pH, equilibrar a flora da pele, combater os radicais livres, controlar a produção de gordura da pele, remover impurezas e promover a renovação celular. Basta aplicar através de um disco ou bola de algodão embebido no produto, mas sem exagerar. 

a)      Dica: Existem makeup artists que recomendam colocar o tónico no frigorifico durante o Verão pois ajuda na fixação da maquilhagem pela vasoconstrição que provoca (consequente menor absorção dos produtos aplicados).

C-      Hidratar: Finalmente quando a pele já está equilibrada aplicamos o hidratante pois assim esta já está em condições de absorver todos os princípios activos que irão fortalece-la de forma a evitar os agressores externos (poluição, radiação) e internos (rugas, perda de colageneo, etc..). O ideal é conciliar a hidratação com a protecção solar, e muitos cremes hidratantes, senão a maioria, já os formulam em conjunto; e também escolher uma fórmula que dê à pele aquilo que esta necessita consoante a faixa etária. A referir que é essencial associar ao hidratante de rosto 1 creme de olhos por ter propriedades mais específicas para essa região.



Em Suma:
- Não esquecer a regra do 1,2,3: LAVAR, TONIFICAR E HIDRATAR;
- Não deixar que a preguiça ou o cansaço  sejam motivos para dormirem sem se desmaquilharem! Os efeitos deste gesto irá ter consequências não a curto mas a longo prazo.

E assim termino com a frase de uma grande senhora Coco Chanel: 

"A Natureza dá-lhe o rosto que tem aos 20 anos. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de si merecer o rosto dos 50.”

Beju *

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dermablend Concealer

Já muitas o devem conhecer mas eu adoro este video feito pela Dermablend e não podia deixar de o postar:



Dermablend concealers em Portugal now!

Beju *